sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Toda jornada tem seu fim.

Olá, pessoal! Tudo bem?

Há meses venho querendo postar aqui novamente... Mas faltou tempo, palavras e enfim o que realmente fazer com esse blog.

Apesar de não postar mais frequentemente, vejo que ele ainda ajuda algumas pessoas que estão em seu caminho às terras geladas (nem tão geladas assim, passei o maior calor lá! rs). Então resolvi não deleta-lo. Por hora. ;)
Continuo recebendo as notificações de novos comentários, vou tentar responder algumas dúvidas assim que elas surgirem, menos no que for relacionado ao visto canadense online - Sorry, people, mas eu acabei tirando o meu pelo modo convencional e por minha conta (achei mais prático na época e não tive problema algum), não consigo ajuda-los no processo online.

E agora, José?
E agora que sigo minha vida...

O Canadá que conheci é lindo, tem pessoas maravilhosas e educadas, como nunca havia visto antes. Pessoas generosas, de bom coração, que ajudam sem pedir nada em troca e que quando dão uma informação errada, correm atrás de você para poder passar a informação correta. Conheci pessoas da Coréia, Japão, Alemanha, Suiça, Venezuela, México, Colombia, El Salvador, Espanha, Ucrânia e, claro, Brasil. Pessoas que sempre guardarei comigo por terem participado desta época da minha vida, que sem dúvida foi importante para o meu crescimento pessoal e profissional.

No entanto, devo dizer que as terras geladas nem tão geladas assim não são para mim. Não me acostumei com a comida, emagreci 6kg em 3 meses e ainda ganhei uma enxaqueca crônica de tanto comer tranqueiras (lanches, massas e frango frito). Senti falta do aconchego de estar na própria casa, senti falta do carinho da mãe, do namorado. Sai de lá com a sensação de "dever cumprido". Fui, fiquei 3 meses convivendo com pessoas de diversas culturas diferentes, tentando me acostumar à maneira dos canadenses de viver suas vidas. Passei a correr quase que diariamente, comia donuts e tomava café no Tim Hortons. Estudava, me esforçava para aprimorar meu inglês, fazia todos os trabalhos, até as redações de 5 páginas. Me superei. E com sucesso finalizei o ultimo nivel da escola ILSC.

Agora voltei, sigo minha vida aqui... Acho que não conseguirei ficar em São Paulo por muito mais tempo. O stress aqui é realmente gigantesco só por ter que atravessar a cidade para chegar ao trabalho. Mas agora pelo menos sei que minha vida, meu futuro, tambem não está no Canada. Ainda existem mil lugares para visitar e conhecer e se apaixonar. Toronto estará sempre guardado em meu coração, com tudo de bom e ruim que houve por lá. Mas bora porque a vida é uma só e eu ainda to com 25 anos, tenho muito o que viver pela frente.

Aos que desejam estar lá, força! Continuem batalhando que o sonho irá se tornar realidade em breve.
Aos que foram e voltaram... Entendo vocês. Força porque aqui a batalha é tão cansativa quanto a de ir pra lá.
E aos que só vem visitar, obrigada pelo apoio de sempre.

Um beijo!

Luna

14 comentários:

  1. Olá Luna, tenho acompanhado o seu blog e estava ansiosa pelo seu retorno e saber da sua experiência.
    Estarei indo para Vancouver em março de 2014, sou de Manaus - AM e também estou na expectativa do que me espera, mas só temos a certeza quando estamos vivendo o momento.
    Qualquer experiência é sempre válida, com certeza vc vai crescer e já está crescendo pessoalmente e profissionalmente...
    Assim, como vc sei que o meu lugar não é a cidade onde nasci e vou continuar em busca até encontrar :)
    Desejo muito sucesso pra vc!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela foto já vi que você foi!
      Curtiu???
      Beijo!

      Excluir
  2. Luna, me mande um email por favor, diegolimacruz@hotmail.com
    Estou interessado em sair do Brasil, queria tirar algumas duvidas com voce! Otimo blog! abraço

    ResponderExcluir
  3. olha só...eu engordei 4 kg quando estive em Montreal há 10 anos...vale muito a experiência.
    Poste algumas fotos de lá...
    E boa sorte aqui no Brasil...eu quero muito sair daqui.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava vendo aqui... Quase não postei fotos de Toronto mesmo!
      Vou fazer um post para isso!! :)
      Beijo!

      Excluir
  4. Luna, que bom que fez mais este post, achei que tinha ficado de vez no Canadá. rsrs
    Eu fui pra Toronto, fiquei um mês, aproveitei o máximo que pude, mal dormi nesse período, comi mal, emagreci 4 kgs em 4 semanas, mas curti tudo que fiz, não sei se o Canadá é o ideal para mim, tenho a sensação de que adorei as minhas férias, porque foi realmente isto, férias com um pouco de estudo, voltei pensando se eu estaria realmente disposto a largar toda minha vida aqui (família, amigos etc) para ir morar onde não gostei da comida, o calor é tão insuportável quanto o daqui, a cidade não é tão barata assim, mas também existem coisas boas, que é a segurança, educação. Enfim, foi bom enquanto durou, mas é necessário ter coragem e estar pronto para largar tudo aqui e eu acho que ainda não estou nesse nível, acredito que minha vontade hoje de voltar se deve mais aos amigos que lá fiz, do que pelo Canadá em si, porque na semana em que voltei queria muito voltar pra lá, hoje já tenho minhas dúvidas. Também sou morador de São Paulo e sei das dificuldades que temos aqui, mas agora também sei das dificuldades que existe lá, quem sabe um dia quando estiver pronto, eu volte a pensar em imigrar. Por enquanto vou pensar nas próximas férias, próxima parada Los Angeles, vai que eu gosto mais de lá.. rsrs
    Boa sorte na sua caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano e meio depois, viajou? haha
      Também tenho vontade de ir para Los Angeles!
      Boa sorte na sua caminhada também!
      Beijo!

      Excluir
  5. Olá pessoal!
    Notamos que nosso selo ainda não foi inserido em seu blog.
    Caso vocês tenham interesse que o seu blog continue listado no "GALERA DO PROCESSO" pedimos que seja inserido. Você pode encontrar o link para nosso selo em: http://galeradoprocesso.blogspot.com.br/p/divulgacao-do-site.html
    Caso não tenham interesse, podem nos enviar um e-mail para nosaquinocanada@live.ca com o endereço do seu blog e a palavra SAIR que providenciaremos o descadastramento.
    Agradecemos desde já.
    Abraços,

    Alfredo.
    http://galeradoprocesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o seu blog Luna e me identifico muito com as suas experiências no Canadá. Durante o meu intercâmbio em Ottawa, eu fiz o meu curso de inglês com hospedagem, alimentação e atividades de lazer incluídas e foi realmente um sonho. A capital do Canadá é bem diferente do resto do Canadá. Eu estudei na escola de idiomas Sprachcaffe e fiz várias amizades lá e espero um dia voltar a este país magnífico. Passo também a minha experiência e a dica da escola http://www.sprachcaffe.com/portugues/adultos-aprenda-ingles/ottawa.htm

    ResponderExcluir
  7. My Dear só vi o post agora :D

    Eu fico feliz que você teve a experiência e você viu que lá não é lugar onde você se vê morando pelo resto da sua vida. Eu lhe desejo toda sorte todo mundo em São Paulo, Toronto onde você estiver, pois eu acredito em Você!!!

    Essa semana eu estou indo para Winnipeg, MB e vou pode tirar as minhas conclusões sobre o Canadá e ver se é no Canada, aonde eu quero passar o resto da minha vida.

    Se cuida my dear, e não me esquece viu!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei do blog!
    Estou a pensar em ir para Toronto e gostava de trocar umas ideias contigo se for possível.
    Meu email: monicamariablog@gmail.com
    Beijo e obrigada ;)

    ResponderExcluir
  9. Você é nova! Cabeça ainda muito aventureira, ainda muito apegada à papai e mamãe, tenho quase certeza que você se arrependerá da decisão quando atingires a maturidade plena (35-40 anos). Quando vier os filhos, quando fores independente, pagares as próprias contas. Vais olhar para trás e veras que tivestes a oportunidade de dar à teus filhos uma vida que não tivestes, pois por mais bem de vida que sejas, Brasil jamais chegará os pés do que é o Canadá. O arrependimento virá quando chegares no fim do mês e veres que o salário não da pra comprar tudo que queres pois o governo levará 70% do que tu produzes, quando saíres nas ruas e saberes que sempre tens que olhar para trás para ver se nãos estais sendo seguida.
    Acredite, a cabeça muda quando atingimos a maturidade plena, quando casamos e quando os filhos chegam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vim aqui especialmente para te responder! rs Não sei exatamente o que me deixou com a pulga atrás da orelha... Mas só pra constar, NUNCA fui filhinha de papai e mamãe, nem com o meu pai eu tenho contato pra início de conversa. TUDO o que conquistei até hoje foi a custa de muito suor e horas de trabalho. Se eu comprei carro, viajei, morei fora, comprei apartamento e outras coisas, foi tudo porque eu corri atrás e eu fiz acontecer. E sim, no Brasil. Nada veio de mão beijada.
      Posso sim me arrepender de não ter me mudado pro Canadá no ano passado, mas as circunstâncias que fizeram com que eu voltasse falaram mais alto e, se tudo se repetisse hoje, tomaria exatamente a mesma decisão. Não julgue as escolhas dos demais, não... ;) Você nunca sabe o que se passa na vida de alguém para que ela haja de uma forma diferente que você. Não disse que tomar esta decisão foi fácil para mim, Toronto estará para sempre na minha memória e coração. Quem sabe um dia eu não volte para ficar? :)
      Beijo!
      Luna.

      Excluir
  10. Não vou conseguir responder um a um no momento, mas MUITO OBRIGADA A TODOS PELOS COMENTÁRIOS! Li todos!
    Sucesso na vida de vocês e obrigada por terem acompanhado o blog. :)
    Bateu uma saudade abrir isto aqui novamente! Vamos ver se logo, logo não volto um pouquinho. =)
    Beijo grande!
    Luna

    ResponderExcluir